sábado, 1 de dezembro de 2018

Informativo SMS Nº 1

Informativo SMS Nº 1

“Soluções inteligentes para Segurança e Saúde da Empresa e dos Trabalhadores” 


Prezados Colaboradores:
Com o objetivo de divulgar informações e esclarecer dúvidas relacionados aos temas Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Bem Estar, seguimos, este mês, com a série de informativo abordando o assunto ENGASGO, que nos foi enviado pela Fonoaudióloga Sandra Regina Machado Martins.

Esperamos que gostem do tema hora tratado aqui e aceitamos sugestões de temas relacionados aos tópicos acima descritos.

ENGASGO


Quem nunca passou por uma situação difícil de engasgo? Nada pior do que a sensação de sufocamento, devido ao bloqueio da passagem de ar. Em alguns casos, o engasgo pode ter consequências graves. Vejam o relato da fonoaudióloga Sandra Martins, especialista no assunto.

O que é engasgo?
É uma falha no mecanismo de engolir, popularmente é descrita como “entrou pelo buraco errado”. Quando analisamos automaticamente as estruturas que participam do sistema digestivo, vemos que é isso mesmo que acontece. O alimento deveria percorrer o caminho habitual da boca até o estômago. Porém, quando engasgamos, ocorre a entrada de saliva e alimento nas vias aéreas inferiores, na traqueia. Como resultado de proteção de nossos pulmões, tossimos para a expulsão desse conteúdo indesejado no trato respiratório.

Algumas situações que podem levar alguém a engasgar são:
  • Beber líquidos de forma muito rápida;
  • Comer muito depressa e não mastigar os alimentos adequadamente;
  • Conversar enquanto mastiga, afinal, os mesmos músculos que usamos para falar também ajudam na deglutição;
  • Enquanto comer, não realizar atividades que tirem a atenção;
  • Comer deitado ou recostado.
Os alimentos que normalmente têm maior risco de engasgar são o pão, a carne e os grãos, com feijão, arroz, milho ou ervilhas e, por isso, devem ser bem mastigados antes de engolir, colocar pouca quantidade de comida na boca e identificar se existem peças soltas em dentaduras ou aparelhos dentários, por exemplo; para que não corram o risco de ficar presos na garganta ou ir para as vias aéreas.

QUAIS AS CAUSAS DE ENGASGAR COM SALIVA?
  • Muita saliva
Uma pessoa produz até 4 litros de saliva diária. A função principal da saliva é ajudar o processo da digestão e a avaria do alimento. As pessoas que engasgam com a sua própria saliva são muitas vezes diagnosticadas com hipersalivação (também conhecido como sialorreia ou ptialismo), uma condição caracterizada pela superprodução de saliva, que pode causar algumas questões de saúde como babar, dificuldade em engolir, etc. Além de falar muito rápido ou engolir muito rapidamente, há muitas causas de estrangular a saliva, e maneiras de evitar afogamento com a própria saliva.
  • Comer deitado
As pessoas, especialmente aquelas que excessivamente produzem salivas tendem a ter sua saliva agrupada na parte de trás da boca, resultando em asfixia ou engasgos. Comer enquanto estiver deitado também aumenta a incidência de asfixia.
  • Lesões na garganta
Lesão ou trauma na garganta leva problema para engolir. Da mesma forma, as pessoas diagnosticadas com tumor na garganta também são propensas a engasgar em sua própria saliva. Outra causa comum de engasgo é a apneia obstrutiva do sono, que ao provocar inchaço de laringe pelo ronco e ao ressecá-la, dificulta a deglutição.
  • Um sinal de doença
A produção excessiva de saliva pode ser causada por uma infecção respiratória, alergia nasal, amigdalite, e/ou dor na garganta. Pessoas com distúrbios neurológicos também podem apresentar asfixia em sua própria saliva.
  • Bebidas alcoólicas pesadas

As pessoas que bebem álcool incontrolavelmente, por vezes, passam por perda temporária de consciência que pode levar à associação de saliva na parte de trás de suas gargantas.
  • Gravidez

Devido ao surto irregular de hormônios durante a gravidez, as gestantes têm predisposição maior para engasgar com sua própria saliva.

O QUE FAZER QUANDO ENGASGAR COM SALIVA?
  • Evite dormir de bruços, durma preferivelmente de lado. Além disso, você pode dormir com a cabeça da cama elevada, bem como dormir com travesseiro maior ou com mais travesseiros.
  • Reduzir a salivação excessiva, evitando comer doces, alimentos e bebidas (por exemplo, produtos lácteos) ricos em açúcar, e beber chá com limão.
  • Cortar bebidas alcoólicas. O álcool é depressivo e, portanto, diminui o mecanismo de deglutição.


É PERIGOSO ENGASGAR COM SALIVA?
Engasgar com a saliva pode ser perigoso somente se isso acontecer em um padrão muito consistente. Pode ser um sinal alarmante de uma condição médica séria.

O estrangulamento repetido pode conduzir à entrada da saliva na traqueia que pode mais tarde desenvolver à pneumonia da aspiração. Quando a saliva entra na traqueia, qualquer outra coisa também pode entrar quando a pessoa come ou bebe. Se o problema não for endereçado prontamente, o reflexo da tosse é reduzido. Assim, mais comida e bebidas vão para os pulmões.

A disfagia é um distúrbio de deglutição que causa engasgos

O Diagnóstico das disfagias é feito por um fonoaudiólogo. Ele avaliará a segurança que indivíduo tem em gerenciar a saliva e se alimentar via oral.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário